Hoje em dia com tanta informação, estamos aprendendo a entender melhor sobre saúde, alimentação, prevenção, enfim uma série de coisas importantes para nos manter saudáveis e mais felizes. Isso inclui uma série de fatores, inclusive o psicológico, pois quando estamos de bem com a gente, tudo flui melhor, inclusive a Vida!
As vezes a preguiça, o desânimo e o cansaço nos impedem de alcançar tudo isso...... e para vencermos essas barreiras é preciso muita força de vontade e coragem......mas como em todo processo de mudança o primeiro passo rumo a essa virada é o mais difícil, mas totalmente possível, vamos a luta!!!!
Estou pesquisando muita coisa interessante e como já disse, tem muita gente boa que também compartilha isso tudo, então procuro postar as melhores dicas (na minha humilde opinião) com vocês. Bjs.O site Coletivo Verde tem muita coisa legal, seguem as dicas!
11 Dicas de alimentação saudável para você ficar mais bonita(o)
Um livro antigo, mas com conselhos maravilhosos para a saúde e a
beleza. Tenho assistido muitas transformações se operarem por esta
simples correção. O primeiro passo é valorizar a preparação das
refeições da família, o sucesso dela depende do material de construção
que você fornece em cada refeição.
A aparência externa do corpo é um reflexo do que se passa internamente,
por isso a necessidade de alimentos com grau de pureza cada vez
maior.Cultivar a beleza começa por uma alimentação rica em frutas,
verduras, legumes e cereais sem agrotóxicos ou aditivos antinaturais.
Precisamos da força total do alimento, com todos os seus nutrientes
para que essa máquina fabulosa chamada corpo humano trabalhe com toda a
sua perfeição. Que tal conhecer um pouco mais sobre os alimentos e sua
influência em nosso organismo e claro resolver uns probleminhas que
tanto incomodam?
Olheiras
Podem ser por noites mal dormidas, alergia a determinados alimentos ou rins que não funcionam bem. A Quinua estimula o funcionamento dos rins e mantém os hormônios equilibrados. Outros alimentos importantes: trigo integral, feijão e brotos.
Varizes e Vasinhos
Causados por deficiências hormonais ou problemas no fígado. Reforçar o consumo da Vitamina E e do Selênio podem ajudar a resolver o problema. Que tal apostar nas castanhas, no abacate e nas amêndoas?Unhas quebradiças
Pode ser falta de cálcio, zinco e magnésio presentes nas sementes de abóbora e girassol. Brócolis, couve de Bruxelas, lentilha, repolho, feijões e cereais integrais orgânicos também são excelentes fontes desses minerais.Gordura localizada
Se combate com frutas diuréticas como melancia e abacaxi, que ajudam a eliminar as toxinas do organismo. Mudar hábitos alimentares investindo nas verduras e cereais integrais orgânicos aumentam a ingestão de fibras e levam o intestino a funcionar melhor é um bom caminho. Outros alimentos a serem inseridos em nossa alimentação são chuchu, tomate, aspargo, alcachofra, alface, espinafre, manga, pêssego, morango, pêra, melão, uva e chá claro. Que tal este suquinho? Bata 2 fatias de melão com a semente + 1 copo grande de chá de erva doce no liquidificador, coe e sirva em seguida.Lábios rachados
Abuse dos vegetais orgânicos verdes escuros como a rúcula, almeirão, couve e escarola. Pode ser falta da vitamina B2.Cabelos bonitos
Invista em boas fontes de proteínas como ovos, iogurtes, queijos, leguminosas e grãos integrais orgânicos. Perdendo cabelo? Brócolis, nozes, feijão, banana, aveia orgânicos. Para deixá-los brilhantes é a vez das algas, brotos, cereais e sementes orgânicas. Frutas vermelhas como o morango, framboesa, amora, romã melhoram a circulação sanguínea no couro cabeludo, favorecendo a chegada dos nutrientes.Pele bonita e rejuvenescida?
Folhas ou frutas de cor roxa como mirtilo, cereja, berinjela, uva, alface e repolho roxos, potentes na remoção dos radicais livres que envelhecem a pele. Outro segredo está na vitamina C, essencial para a formação do colágeno, prevenindo a flacidez. Lembrando que se deve consumir o alimento logo após descascar a fruta ou preparar o suco, pois o nutriente oxida muito rápido.Tanto o mamão quanto a cenoura são ricos em vitamina A, importante para a recuperação e regeneração do tecido celular e fundamental para a saúde dos cabelos, pele e unhas. Em tempo de verão o caroteno é excelente para garantir maior permanência do bronzeado. Uma boa vitamina pela manhã com suco de laranja, mamão e cenoura, alimenta, faz bem para a pele e garante aquela corzinha por mais tempo.
Combater o Estresse
Castanha do Pará tem alto teor de selênio que evita os efeitos produzidos pelas situações estressantes, além de atuar no equilíbrio da tireoide.Compulsão por doces
Gérmen de trigo misturado às sopas, vitaminas, iogurtes ou frutas. Sem sabor, contém cromo cuja carência leva à compulsão por doces, fast-foods e gorduras.Celulite
Ômega-3 nela. Facilita a saída de gordura do organismo, alivia a TPM e diminui a inflamação das células. O salmão é apontado como um grande campeão de ômega 3, por isso criaram-se grandes criadouros de salmão e encontramos problemas como promotores de crescimento nos peixes, visando mais lucro em menos tempo. O atum sofre por estar em processo de extinção, temos então as pequenas, saborosas e populares, sardinhas, que abrigam o famoso ômega-3 e tem um preço bem acessível. A semente de linhaça também é uma boa opção.Perdendo o peso e a barriga
Para a perda de peso a grande estrela é a maçã, com alto teor de pectina em sua casca. A pectina é uma fibra que se transforma em gel no estômago e envolve parte da gordura ingerida, que é eliminada sem ser absorvida pelo organismo. Para perder a barriga, coma abacate. Já foi vilão no passado, mas hoje se sabe que ele é rico em gorduras monoinsaturadas e que também combate o acúmulo de gordura no abdômen e a vontade de comer doces.Resumindo a ópera, para se ter saúde e beleza temos que cuidar bem de nossa alimentação, escolhendo alimentos de qualidade, orgânicos e fazer um prato bem saudável e colorido.
Esses alimentos têm também espaço garantido nos tratamentos de beleza, quem é que já não ouviu de uma tia ou avó truques e receitinhas de beleza usando ingredientes da cozinha? Os sais que limpam a aura, os aromas das ervas e temperos que relaxam e dão prazer no banho, a viscosidade dos óleos que amaciam a pele, a refrescância das frutas nutrindo os cabelos.
Não há quem não goste de se sentir cuidada. Banhos, esfoliações, massagens, aumentam a consciência do nosso corpo, melhoram nossa autoestima e, consequentemente, a relação com o mundo à nossa volta. Mas isso é tema para o nosso próximo artigo.
Pesquisa: Elle / Boa Forma
Fotos: somadjinn / Egahen 2 / african_fi / african_fi / januszek
http://www.coletivoverde.com.br/alimentacao-saudavel-beleza/
Outra matéria legal da Revista Galileu - Editora Globo
Seis maneiras cientificamente comprovadas de ser mais feliz
Você sabe o que diz a sabedoria popular: não existe uma fórmula para a felicidade. E a sabedoria popular tem razão - de fato, não existe uma fórmula, mas várias
por Ana Freitas
Crédito: Shutterstock
6. Levante do sofá e mexa-se...
Muitos estudos mostram que quem pratica exercícios físicos é mais feliz - trata-se, inclusive, de uma estratégia comprovada para superar a depressão. No livro The Happiness Advantage, o autor Shawn Achor menciona um estudo feito com pacientes que trataram depressão e o grupo que associou medicação com exercícios físicos teve apenas 9% de recaída, contra 38% dos que só tomaram remédio e não se mexeram.
Além disso, um estudo de 2012 do Journal of Health Psychology confirmou que gente que se exercita se sente muito mais satisfeita com o corpo, mesmo quando não há mudanças físicas aparentes. Sem contar a parte que você já conhece: exercício físico desencadeia no cérebro a liberação da endorfina, que alivia a sensação de dor muscular e cujo nome vem de endo + morfina. É conhecido, não à toa, como hormônio do prazer: uma droga natural.
5. ...mas também descanse um pouco
A maioria de nós trabalha demais, passa o resto do tempo livre vendo TV e usando o Facebook e dorme menos do que deveria. Esse hábito não só influencia negativamente sua saúde, mas também impacta na sua felicidade. É que quem dorme mais é mais positivo e encara emoções negativas com menos sensibilidade. Um estudo publicado nesse livro observou que quem dorme pouco tem mais facilidade em acessar memórias felizes, mas não tem problema nenhum em se lembrar das ideias e memórias com conotação negativa. Desnecessário dizer que a quantidade e a qualidade do seu sono à noite afetam seu humor e produtividade pelo dia todo, né?
4. Medite
Meditar não apenas te deixa mais focado, calmo e produtivo. Parar alguns minutos por dia para esvaziar o cérebro, comprovadamente, pode te fazer mais feliz, imediatamente e a longo prazo. Estudos mostram que, minutos depois de meditar, há um aumento nas sensações de calma, contentamento, na percepção e na empatia. E uma pesquisa do Hospital Geral de Massachusetts, publicada na revista Psychiatric Research: Neuroimaging, concluiu que depois de participar de um curso de meditação, os cérebros dos voluntários do estudo pareceram reprogramados para a felicidade: aumentaram as atividades nas áreas associadas com compaixão e diminuíram nas áreas relacionadas ao stress.
Essa matéria da Psychology Today reúne diversos estudos parecidos, e o que todos eles parecem concluir é que meditar vai te deixar mais gentil, mais calmo e mais satisfeito consigo mesmo. Ou seja: mais feliz.
3. Seja grato
Apenas o sentimento de gratidão é capaz de aumentar sua satisfação geral com a própria vida. Um dos exercícios mais recomendados é anotar, diariamente, três coisas pelas quais você ficou grato naquele dia. Nesse estudo, o humor e o bem-estar geral dos sujeitos pesquisados melhorou só com esse hábito diário. Gratidão te ajuda a lembrar dos aspectos positivos da sua vida, além de contribuir para te deixar mais otimista por transformar coisas ruins em boas e te lembra do que realmente importa.
2. Seja solidário
Fazer os outros felizes é fórmula garantida para aumentar seus níveis de satisfação e felicidade. Em vários estudos, conduzidos em épocas e por pesquisadores diferentes (como esse, por exemplo) cientistas observaram que participantes eram mais felizes depois de comprar algo para outra pessoa do que para si mesmo. Outra passagem do livro The Happiness Advantage menciona que gastar dinheiro com outras pessoas aumenta a felicidade. Mas isso, obviamente, não significa que você não pode ser mais feliz se a grana estiver curta e você não puder pagar coisas para os outros. Ajudar os outros de qualquer maneira é um método comprovado de trazer satisfação pessoal e felicidade.
No livro Flourish: A Visionary New Understanding of Happiness and Well-being, o autor Martin Seligman, que é professor da Universidade da Pensilvânia, diz ter concluído que ser gentil e solidário é o ato mais provável de produzir um aumento na sensação de bem estar, de todos os exercícios testados durante estudos conduzidos por ele. Outro estudo observou dois grupos de pessoas: as que faziam trabalham voluntário e foram obrigados a parar e outras que continuavam com a atividade voluntária. Os resultados mostraram que aqueles que continuavam voluntários mostravam um nível maior de satisfação com a vida.
1. Tudo que você é precisa é de amor
Não foi a toa que Gandhi, John Lennon e Martin Luther King, por exemplo, bateram nessa tecla há tanto tempo. Pesquisadores de Harvard analisaram a vida de 268 homens por 72 anos e observaram, entre outras coisas, como mudamos quando envelhecemos e quais coisas são mais prováveis de nos fazerem feliz e satisfeitos na vida. O curador chefe do estudo, George Vaillant, um psiquiatra que dirigiu as pesquisas de 1972 a 2004, escreveu um livro para descrever suas descobertas e disse ao Huffington Post que o estudo mostrou há dois pilares para uma vida feliz: "um é o amor. O outro, encontrar uma maneira de lidar com a vida que não afaste o amor."
Mais de uma vez, quando perguntado o que ele observou que é realmente importante na vida, Vaillant confirmou: "a única coisa que realmente importa na vida são seus relacionamentos com outras pessoas". Talvez seja necessário dizer que Vaillant não está falando só de relacionamentos amorosos, mas de seus amigos e da sua família, também. Daniel Gilbert, outro pesquisador de Harvard especialista em felicidade, pontua: "somos felizes quando temos família e amigos, e quase todas as outras coisas que nos fazem felizes são apenas jeitos diferentes de conseguir mais família e mais amigos."
http://revistagalileu.globo.com/Revista/Common/0,,EMI341734-17770,00-SEIS+MANEIRAS+CIENTIFICAMENTE+COMPROVADAS+DE+SER+MAIS+FELIZ.html
Valeu as dicas!!!
ResponderExcluir