Translate

terça-feira, 9 de agosto de 2016

ÓLEOS VEGETAIS - UMA MARAVILHA PARA SUA PELE!!!!


ÓLEOS VEGETAIS E SUAS PROPRIEDADES
 
Eu adoro usar óleos vegetais, eles são uma maravilha para pele.....existem vários tipos, cada um tem uma indicação específica, então muitas vezes fica difícil escolher qual o melhor para usar. Pesquisei e encontrei alguns bem legais e suas propriedades, espero que gostem! Bjs.

 

25 óleos vegetais mais usados na estética, guia completo!

Guia com 25 óleos vegetais mais usados na estética! 

Por Jéssica Carbonelli

 

Os óleos vegetais são obtidos pela prensagem a frio principalmente de sementes de plantas oleagionosas, são fontes renováveis, sustentáveis e raramente possuem componentes alergênicos. Eles são ricos em vitaminas, ácidos graxos e proteínas. São hidratantes altamente eficazes e com nutrientes necessários para promover maciez e hidratação da pele.
Apesar de outras partes da planta, como raízes, galhos e folhas, poderem ser utilizadas na obtenção do óleo, a extração se dá quase que exclusivamente a partir das sementes. Podem ser utilizados como óleo base (adicionados de óleos essenciais) ou puros, nas aplicações como óleo de banho e massagem, e também podem ser usados como um ativo, dependendo das suas propriedades.


GUIA DE ÓLEOS VEGETAIS

 

 


ÓLEO DE ABACATE (Persea americana)
Rico em vitamina A, B1, B2, E e C, lipídios, aminoácidos. Penetra fundo nos tecidos deixando a pele macia, calma e nutrida. Apresenta alta absorção de raios ultravioleta.

Indicações: Pode ser usado na pele como fonte de hidratação, de fácil absorção pelas camadas mais profundas da pele, associado a massagens faciais elimina linhas prematuras e sinais de envelhecimento, também indicado para eczemas, coceiras e psoríases.
Aplicações: Nos cabelos para nutrição e restauração das escamas capilares, produtos para amaciar os cabelos, cremes e óleos de massagem, óleos para banho, cremes para face e mãos, em produtos para a pele, produtos para tratamento de estrias e rugas.



ÓLEO DE AMÊNDOAS DOCE (Prunus amygdalis Dulcis)

Rico em vitaminas A e B e tem alto poder penetrante, o que hidrata e suaviza a pele com facilidade. Possui propriedades rejuvenescedoras, regeneradoras, hidratantes, amaciantes e nutritivas. É também bastante emoliente.
Indicações: Para peles secas, sensíveis e expostas ao sol e vento. Na aromaterapia é utilizado para tratar eczemas. Ajuda a diminuir irritações e inflamações, pode ser usado como demaquilante para retirar a maquiagem e limpar a pele. Muito utilizado por gestantes e em peles sensíveis por seu poder de hidratação profunda, protegendo a pele e prevenindo estrias, no rosto atua como anti-rugas, melhorando a elasticidade.
Aplicações: Aplicado na indústria cosmética (amacia e tonifica a pele),
como óleo para banho, xampu, bronzeadores, cremes e etc.




ÓLEO DE ANDIROBA (Carapa guianensis)


Indicações: Composto por ácidos graxos e terpenos. Com ação anti-inflamatória, antisséptica, cicatrizante, relaxante muscular e hidratante. É recomendado no tratamento de problemas da pele como a acne, eritemas causados por reações alérgicas em peles sensíveis e auxilia no alívio de picadas de mosquito.
Aplicações: Óleos de massagem, shampoos, condicionadores, sabonetes, cremes e loções hidratantes, para celulite, para contusões.

 



ÓLEO DE AVEIA (Avena sativa)

Rico em Ômega 6 e Ômega 9.
Indicações: Excelentes propriedades de emulsificação, amacia, nutre e suaviza a pele, forte hidratação da pele, contribui para a melhoria geral na função de barreira da pele, propriedades de absorção UV, reconstrução da fibra capilar.
Aplicações: Produtos de cuidados da pele, produtos para hidratação e fortalecimento dos cabelos, produtos para bebês, produtos para proteção solar e óleos de massagem.



 


ÓLEO DE ARGANE – (Argania spinosa kernel oil)

Fortalece o cabelo, nutrindo e regenerando sua fibra, proporciona brilho e elasticidade. Restaura unhas enfraquecidas. Protege a pele das agressões externas e raios UV. Tem ação fungicida e anti-séptica. É um óleo de absorção rápida, não deixando a pele oleosa.
Indicações: Propriedades anti-envelhecimento, devido aos altos níveis de vitamina E e saponinas.
Aplicações: Corporal, Facial e Capilar; Ideal para pele normal, madura e oleosa.




ÓLEO DE AVELà(Corylus avallana)

A Avelã é rica em ácidos graxos insaturados, fosfolipídios, vitamina B1 (tiamina), colina e inositol. Emoliente, amaciante, formador de filme oclusivo, lubrificante (ácidos graxos, fosfolipídios).




 Indicações: Levemente adstringente, Possui boa penetração cutânea, sendo excelente para massagens faciais ou corporais, bom para aliviar olheiras e bolsas abaixo dos olhos. Deixa a pele com um toque sedoso e hidratada. Fortemente hidratante e com elevada capacidade antioxidante, sendo por isso ideal para prevenir o fotoenvelhecimento. Regula a secreção de adiposidade nas áreas oleosas.

Aplicações: Facial e Corporal. Indicado para peles secas, sensíveis ou danificadas. Óleo de avelã é particularmente útil como o óleo facial, não-comedogênico. Também é muito protetor, hidratante e oclusivo.

 


ÓLEO DE BERGAMOTA (Citrus aurantium bergamia)
As suas propriedades revigorantes são bem conhecidas. Tem um cheiro leve, frutado e floral.
Indicações: Ajuda a limpar a mente de todos os problemas. As suas qualidades antibacterianas ajudam a tratar o acne e outras infecções de pele.
Aplicações: Utilizado principalmente em perfumaria. Útil em casos de acne, psoríase, eczema, sarna, herpes, úlceras varicosas e seborréia no couro cabeludo. Benéfico para peles oleosas.

ÓLEO DE COCO BABAÇU
O Óleo de Coco de Babaçu é rico em proteínas, proporciona intensa hidratação à pele, deixando-a macia e saudável.
Indicações: Com ação anti-inflamatória e analgésica, é um excelente reparador para a epiderme, revertendo os danos causados causados por agressões externas como o frio ou o excesso de calor. Em tratamentos capilares ele auxilia no controle da queda dos cabelos, deixando-os mais fortes e resistentes.
Aplicações: Hidratante, anti-inflamatório, analgésico. Massagens, sabonetes, shampoos e  banhos.

 





ÓLEO DE CALÊNDULA (Calendula officinalis)
Indicações: Possui propriedades anti-inflamatória, emoliente, anti-séptico, calmante, cicatrizante e regenerador celular. Pode ser usado no tratamento de queimaduras, estimula a formação de tecidos. Também indicado para problemas femininos como TPM, climatério e menopausa.
Aplicações: Capilar, Corporal e Facial; Ótimo para peles ásperas, rachadas, cansadas e acneicas. Dá à pele sensação de maciez e suavidade. Nos cabelos deve ser usado com moderação, pois pode deixá-los oleosos.

 

ÓLEO DE CÁRTAMO (Carthamus Tinctorius)
Rico em ácidos graxos, principalmente ômega 6 e ácido gama-linolênico. Possui propriedades para tratar diferentes condições de pele, fotoenvelhecimento e sinas de envelhecimento, peles sensíveis, secas e frágeis.

Indicações: Ação regeneradora e hidratante, melhora a função barreira.
Aplicações: Tratamento e prevenção de celulite, de peles secas e com xerose. Também para cor e brilho aos cabelos.


ÓLEO DE CASTANHA DO PARÁ (Bertholletia excelsa)
Tem em sua constituição 67% e ácidos graxos instaurados, além de proteínas, sais minerais e vitaminas A e B, oligoelementos -Ca, Fe, Zn, Na, K e Se, anti-radicais livres. O óleo nos cabelos intensifica os tons escuros.
Indicações: Proporciona hidratação profunda para a pele, deixando-a sedosa e macia evitando ressecamento, atua como anti-aging por ser antioxidante.
Aplicações: Capilar, Facial e Corporal – Indicado para peles secas e mistas.

 

ÓLEO DE CENOURA (Daucus carota)
Rica em vitaminas A, complexo B, minerais e Beta Caroteno, possuiu propriedades emoliente e calmante tópica, sua absorção é rápida e completa sem deixar a pele com sensação de gordura. Protege da exposição dos raios solares intensos, auxilia no bronzeamento seguro e uniforme.
Indicações: Utilizado como creme, loção ou com o Óleo Vegetal de Amêndoas doce, restaura a elasticidade e tonifica a pele. Auxilia na redução de rugas prematuras, eczemas e psoríases.
Aplicações: Facial e Corporal; Indicado para peles secas e mistas.

 


ÓLEO DE COPAÍBA (Copaifera officinalis)
Possui odor peculiar, anti-inflamatório, ótimo para acne, utilizado na perfumaria como fixador natural de perfumes.
Indicações: A indústria cosmética o utiliza na formulação de cremes anti-inflamatórios xampu para seborréia, caspa e infecções do couro cabeludo, também como loções para acne. Possui propriedades germicidas, anti-inflamatório, cicatrizante, recomendada para pós-operatórios.
Aplicações: Corporal, Facial e Capilar.

 

ÓLEO DE EUCALIPTO (Eucalyptus globulus)
Contém cineol (eucaliptol), um composto terpênico com o odor típico do eucalipto, terpineol e pineno; ácidos polifenólicos (gálico, caféico) e flavonóides
(eucaliptina, rutina).

Indicações: Apresenta grande poder antisséptico e desodorante. Aplicações: Sabonetes, cremes para massagem e loções.


 





ÓLEO DE FRAMBOESA (Rubus Idaeus)
Contém Ômega 3 e 6, além do ác. alfa-linolenico e vitamina E.
Indicações: Tatamento de peles inflamadas, estrias, eczemas, psoríase e pós-peeling.
Refresca a pele após a exposição ao sol, além de absorve raios UVA e UVB e apresentar potente ação antioxidante.

Aplicações: Produtos para pele sensível, óleos de massagem, protetor
solar, produtos faciais e corporais.


 

ÓLEO DE GERGELIM (Sesamum indicum)
Leve, absorve cerca de 40% da radiação solar. Contém 32% de proteína Natural, vitaminas, minerais e lecitina.
Indicações: Popularmente é muito usado para ajudar em artrites, excelente para todos os tipos de pele, especialmente com problemas de eczema, psoríases e envelhecimento prematuro da pele. Nos cabelos devolve a vida e o brilho perdido aos fios secos e quebradiços. Terapeuticamente é lubrificante, emoliente, anti-inflamatório e restaurador da camada lipídica. É o óleo vegetal mais usado na Índia dentro da Ayurveda.
Aplicações: Facial, Corporal, Capilar; Indicado para peles secas.


 



ÓLEO DE GERME DE TRIGO (Triticum vulgare)
Indicações: Terapeuticamente rico e de toque suave e deslize agradável, fortalecedor dos vasos sangüíneos evitando a ocorrência de varizes, antioxidante, cicatrizante, regenerador celular, nutre e hidrata a peles secas e rachadas, suavizante, excelente para peles com eczemas e psoríases. Rico em vitamina A, D e E, ácido linolêico e fosfolipídios. Nos cabelos ajuda a manter os fios sadios.
Aplicações: Facial, Corporal, Capilar; Indicado para peles normais.


 

ÓLEO DE GIRASSOL (Helianthus anuus)
Contém alta concentração de vitamina E, B e minerais. Com elevado poder nutritivo pode ser utilizado em contusão, feridas e esfolamentos.
Indicações: Tem ação emoliente e revitalizante. É facilmente absorvido, podendo ser usado por todos os tipos de pele. Suaviza e ajuda abertura dos poros.
Aplicações: Facial e corporal; Recomendado para peles delicadas, secas e normais.


 




ÓLEO DE JOJOBA (Simmondsia chinensis)
Óleo de grande compatibilidade com a pele humana, fornecendo maciez aveludada. Muito rico em vitamina E, sendo excelente para o tratamento e controle de peles acneicas e oleosas. Eficaz no tratamento de caspa, eliminando os acúmulos de agentes no couro cabeludo que podem proporcioná-la deixando o bulbo limpo e livre para o crescimento de novos fios.
Indicações: Auxilia no controle de acúmulo de sebo na acne vulgar, devolvendo a oleosidade natural da pele, ajuda na cura de peles inflamadas ou em peles com psoríases ou qualquer forma de dermatite.
Aplicações: Facial, Capilar e Corporal; Indicado para todos os tipos de pele inclusive peles sensíveis.

 

ÓLEO DE MARACUJÁ (Passiflora edulis)
 
O óleo de maracujá apresenta rica composição de ácidos graxos, auxiliando na restauração da camada lipídica da pele e conferindo emoliência através da formação de um filme, deixando a pele macia.
Indicações: Restaurador da camada lipídica, relaxante, reduz a ansiedade e melhora o sono, sedativo natural.
Aplicações: Corporal, Facial e Capilar; Ideal para pele normal, madura e oleosa.

 
ÓLEO DE NEEM (Melia azadirachta seed oil)
O Neem ou Nim é uma espécie muito empregada na Medicina Ayurvédica desde tempos remotos, empregando-se principalmente como desintoxicante. A árvore do Neem possui inúmeras propriedades medicinais.
Indicações: O Neem ou Nim é uma espécie muito empregada na Medicina Ayurvédica desde tempos remotos, empregando-se principalmente como desintoxicante, antitérmico.
Aplicações: Corporal, Facial e Capilar; Ideal para pele madura e oleosa.








 ÓLEO DE OLIVA (Olea europaea fruit oil)

Seu cultivo é símbolo de paz na antiguidade, e aparece em vários escritos gregos e romanos, também mencionado com freqüência na Bíblia.
Indicações: Por ser um óleo quente é muito utilizado em climas ou dias frio; é um dos óleos mais usados nas técnicas de massagens. Ótimo carreador de substâncias ativas. Rico em proteínas, sais minerais, ácidos orgânicos, vitaminas A, B1, B2 e nicotinamida.
Aplicações: Corporal, Facial e Capilar; Ideal para pele normal, madura e oleosa.

 

ÓLEO DE ROSA MOSQUETA (Rosa rubiginosa)
 Muito apreciado por seu toque e aroma suave.
Indicações: Deixa a pele macia, hidratada devolvendo a luminosidade nas peles maduras. Possui propriedades emolientes, regenerador celular, antioxidante, cicatrizante. Excelente para massagem facial, por seu poder anti-idade. No corpo deixa a pele sedosa e bem hidratada.
Aplicações: Facial e corporal; Indicado para peles maduras.

 

ÓLEO DE SEMENTE DE URUCUM (Bixa orellana)
É um coadjuvante dos filtros solares devido à presença de carotenóides e de alta absorção pela pele.
Indicações: Ótimo bronzeador natural, principalmente quando associado ao óleo vegetal de Cenoura.
Aplicações: Corporal, Facial e Capilar; Indicado para peles sensíveis e maduras.


 






ÓLEO DE SEMENTE DE UVA (Vitis vinifera)
É um óleo leve muito utilizado na estética que é absorvido rapidamente tornando-o excelente para a pele facial e corporal, sendo indicado para todos os tipos de pele, adstringente leve ajuda a tonificar a pele, emoliente, hidratante, regenerador celular, revitalizante.
Indicações: Previne estrias devido a sua elevada concentração de alfa-tocoferol. É um excelente óleo de massagem.
Aplicações: Facial e Corporal; Indicado para todos os tipos de pele.


 —————————————————————————————- 
 REFERÊNCIAS:
http://www.bysamia.com.br/produtos-pg1-ver15
http://www.viafarmanet.com.br/site/downloads/literatura/%C3%93LEOS%20VEGETAIS%20USO%20T%C3%93PICO.pdf
http://www.produtosdued.com.br/oleos-vegetais-page2.html
http://www.abc-cosmetologia.org.br/?q=node/1524
 
http://mundoestetica.com.br/dicas/oleo-vegetal/ 

Nenhum comentário:

Postar um comentário